Baldur’s Gate sem sombra de dúvidas é um dos jogos mais icônicos para aqueles, que como eu, adoram RPGs com bastante história, personagens marcantes e um mundo enorme para explorar. Alguns anos atrás, quando soube que estaria saindo o Baldur’s Gate 3 nas mãos da Larian, que é o mesmo estúdio que Divinity, eu fiquei em êxtase, até tirei férias para poder imergir neste jogo logo no lançamento da versão completa.
Eu fechei o jogo duas vezes no momento em que escrevo a primeira versão deste tutorial, pouco menos de duas semanas após o lançamento da versão final do jogo. O que eu achei interessante é que muitas coisas ficaram extremamente mais simples no segundo gameplay quando apliquei conhecimentos que adquiri no primeiro. Neste sentido, o meu objetivo neste tutorial será passar para você dicas que considero extremamente valiosas para tornar o jogo mais divertido, mesmo na dificuldade mais alta.
Antes de começar o tutorial, gostaria de destacar alguns pontos:
- A versão 4.11.3645567 foi a utilizada como base para a confecção deste tutorial. Se você está lendo este tutorial em data posterior, pode ser que algumas dicas não sejam válidas, portanto fique atento.
- Neste tutorial irei falar de coisas que se passam durante os três atos da campanha principal, apesar de estar evitando ao máximo dar detalhes significativos, mas só para deixar registrado: ESTE TUTORIAL CONTÉM SPOILERS!
Usarei pontualmente alguns nomes em português para facilitar a compreensão, mas você pode consultar uma Wiki, como a Forgotten Realms Wiki, todavia as pesquisas feitas neste site precisam ser com os nomes em inglês.
Você pode estar se perguntando: Quantos atos tem o Baldur’s Gate 3? A resposta é simples, são três atos e vamos passar dicas que serão úteis em todo o seu jogo.
Então vamos começar!
Faça todas as missões possíveis
Durante a campanha do jogo, você encontrará missões que parecem conflitos diretos de interesse, como por exemplo: visitar o Criadouro Githyanki ou seguir diretamente para as Torres do Luar; Ir para as Torres do Luar pelo caminho da montanha ou por Umbreterna, entre tantas outras.
De forma bem sucinta, desde que missão não envolva matar um ou outro, é possível aceitar fazer praticamente todas as quests, sem maiores problemas. Todavia, dois pontos importantes: Nem sempre a opção mais fácil é a mais vantajosa e em algumas delas, pode haver a necessidade de usar alguma habilidade para escapar das consequências.
Só para citar um exemplo, no meu primeiro gameplay evitei visitar o Criadouro Githyanki e me arrependi amargamente, pois no segundo consegui ganhar uma habilidade passiva muito boa (caso você consiga passar por alguns desafios durante uma “cirurgia”), isso desconsiderando outro bônus maravilhoso que está disponível no santuário ao fazer o desafio das quatro armas no altar.
Danças Macabras – Uma das melhores habilidades do jogo
Danças macabras é, sem sombra de dúvidas, uma das habilidades mais fortes de todo o jogo e somente um percentual muito pequeno de pessoas sabe disso. Nesta habilidade, a cada descanso rápido você consegue criar seis caniçais que lutam ao seu lado até serem mortos. Estes carniçais contam, por exemplo, com um golpe que tem chance de paralisar o inimigo e você verá o quão isso é roubado nas próximas dicas.
Esta habilidade é liberada ao conseguir ler com sucesso dois livros: A Necromancia de Thay e Códice Tharquiato. Como seguir estes livros? Muito simples:
- A Necromancia de Thay: Ainda no primeiro ato, temos um ponto de rota na Vila Arruinada. Logo atrás deste ponto de rota, temos uma casa que conta com um alçapão de madeira. Você precisará explorar esta pequena dungeon completamente, encontrando uma alavanca escondida atrás de algumas caixas e passando pelo espelho mágico, você vai encontrar uma pequena sala trancada (a chave estará próximo a saída). Para abrir o livro será necessário encontrar uma pedra especial, esta pedra você consegue voltando ao ponto de rota da Vila Arruinada e, olhando para oeste você encontrará um poço, basta chegar até o final que a pedra estará próxima a “chefe-aranha”.
- Códice Tharquiato: No terceiro ato, na Cidade Baixa, você encontrará bem no centro a loja de livros Sortidos Encantados. Para conseguir o livro, você precisará roubá-lo do cofre. Você consegue um passo-a-passo na missão do Gale (que tem interesse em outro dos livros do cofre), mas de forma bem sucinta, você precisará subir a sala da gerente (segundo andar, a esquerda), “use” o livro solto que está na estante e um portal será aberto, entre no portal e complete os quebra-cabeças para liberar este livro. Atenção: Ao ler o livro com sucesso você será amaldiçoado com o Definhamento Tharquiato, para se curar, será necessário usar a magia de remover maldição, disponível com magos, paladinos, clérigos ou através de pergaminhos.
Chegou ao ato 3? Corra para a Cidade Baixa
Ao chegar no ato 3, somos apresentados a pequena vila de Revington e o instinto nos compele a explorar tudo o que temos direito nesta região antes de continuar, correto? Eu sei, foi exatamente o que eu fiz no meu primeiro gameplay. Depois de fechar o jogo pela primeira vez, eu acabei adotando uma estratégia que funcionou muito melhor no segundo: Logo ao começar o terceiro ato, eu corri o mais rápido possível para a Cidade Baixa para roubar alguns itens que tornaram o meu jogo muito, mas muito mais fácil. Como podemos fazer isso? Simples, vamos precisar apenas da habilidade Queda Suave, que pode ser usada com itens (como as botas de Mystra), através de pergaminhos ou usando um mago.
Para fazer isso, avance para o norte do mapa, um pouco acima do ponto de rota “Parte Sul da Travessia do Draco”, onde você chegará na parte na ponte que está erguida. Para atravessar é bem simples, a leste da ponte, você encontrará uma varanda que a pontinha está quebrada (esta da imagem acima), basta usar a habilidade de Queda Suave na sua equipe, cair aos pés da fortaleza e seguir para oeste, até encontrar a entrada. Entrando, basta descer ao primeiro nível, seguir a norte que você terá acesso a Cidade Baixa.
Nesta parte do mapa, os pontos que nos interessam estão praticamente ao centro, muito próximo ao ponto de rota do “Muro Central da Cidade Baixa”. Caso você esteja jogando com builds de corpo-a-corpo, visite os dois vendedores do Arsenal do Troveja Mar, agora se você é um adepto a magias, os Sortidos Encantados será o seu ponto de escolha. Estes locais ficam no sudeste do ponto de rota.
Outro lugar que vale a sua visita, principalmente para builds pesadas, é a Forja dos Nove, um pouco ao norte deste mesmo lugar, onde é vendida a Armadura da Persistência, que é de longe a minha favorita para este momento do jogo.
Depois de ir às compras (ou roubar os vendedores), volte para Revington e sinta a diferença.
Posicionando seus personagens durante o diálogo
Uma das coisas bem curiosas que é possível fazer neste jogo é alterar o personagem que você controla enquanto você conversa com alguém. Para fazer isso, basta clicar no segundo ícone mostrado na parte inferior esquerda (conforme mostrado na imagem acima).
Mas isso é interessante por qual razão? Simples. Caso o diálogo contenha opções que você possa escolher, enquanto você não as escolher o NPC em questão fica “travado” no diálogo. Você pode aproveitar esta opção, para fazer um personagem olhar para outro lado enquanto o ladino está roubando algo (ou o próprio NPC), além de poder organizar o seu esquadrão para um possível combate.
Atenção: Isso só se aplica a personagens que são neutros em relação a você. Note também que caso você faça qualquer ação considerada hostil, o diálogo será encerrado e serão chamados guardas (ou uma luta). Além disso, existem algumas raras exceções em que todos os seus personagens ficam travados na mesma cena, onde isso não é possível.
Presente de Karabasan, um veneno para o sucesso
Falamos algumas seções acima sobre a Dança Macabra e como os seis carniçais podem lhe ajudar no combate, todavia é possível paralisar os personagens de outra forma, usando o Presente de Karabasan. Este item tem a possibilidade de estar no corpo de Doppelgangers durante o Ato 3 da campanha, tanto na cidade de Revington quanto na Cidade Baixa.
Este item, quando arremessado contra um inimigo, tem a possibilidade de paralisá-lo, mas caso isso ocorra, no que te ajuda? Muito simples, todo e qualquer ataque feito a menos de três metros de um inimigo paralisado será automaticamente crítico. Para ilustrar como isso é apelão, os dois inimigos principais que contam com as Pedras de Netheril, além do além do possuidor do Martelo Órfico, morreram apenas na rodada inicial do meu personagem principal, já o inimigo que é dominado no final do jogo, que é nível 17 Elite, teve 75% do HP sugado apenas com este meu personagem, bastando o Astarion terminar o serviço com um único ataque. Note que eu não usei nenhum exploit ou coisa do tipo para melhorar o personagem. E então? Está esperando o que? Mate os doppelgangers e guarde com muito carinho estes presentes.
Elixir e Óleos, use o tempo todo
Muitas pessoas ficam se perguntando da importância de Elixir e Óleos neste jogo e o que eu posso dizer é o seguinte: Ambos duram até o descanso longo, então sempre esteja usando! Estes itens não são complicados de se fazer, caso lembre-se de coletar plantas e extrair suas substâncias, além de claro ter a possibilidade de comprar/roubar de vendedores.
Os elixires adicionam alguma resistência ou efeito positivo no seu personagem. Como na imagem no início desta seção, você pode ver que o personagem está com o Elixir da Crueldade, que aumenta a chance de acerto crítico, já os óleos são aplicados as armas corpo a corpo e a distância separadamente, isso implica que você deve sempre ter um óleo ativado em cada arma diferente.
E por hoje é isso, algumas dicas que podem tornar o seu jogo no Baldur’s Gate 3 muito mais interessante. Tem alguma dúvida ou dica que gostaria que colocasse aqui no site? Não hesite em entrar em contato!
Este tutorial fez tanto sucesso aqui no site que lançamos um outro, que ensina como fazer um grupo com 2, 3 ou 4 personagens customizáveis, veja aqui como fazer.