Ser um jogador honesto de GTA Online é uma tarefa ingrata, pois existem cheaters de todos os lados, pessoas abusando de exploits, entre outros. Um dos prêmios mais difíceis de se conseguir honestamente no jogo é o Mestre do Crime (Criminal Mastermind). O objetivo deste tutorial será fornecer dicas de como conseguir este prêmio.
Antes de começar o tutorial, gostaria de destacar alguns pontos:
- A versão 1.31 foi a utilizada como base para a confecção deste tutorial. Se você está lendo este tutorial em data posterior, pode ser que algumas dicas não sejam válidas, portanto fique atento.
- Este tutorial parte do principio que você já fez todas as preparações e todos os golpes pelo menos uma vez. O objetivo aqui não será explicar como concluir os objetivos, mas sim como os fazer reduzindo o máximo a chance de fracassar o prêmio.
- Esteja conectado o tempo todo através de som com os seus amigos. Recomendo não utilizar o chat de voz do Steam devido a sua instabilidade, existem outras soluções, como o Skype, por exemplo.
- Os passos mais difíceis serão mostrados em maior detalhe e vice-versa.
Tudo pronto? Então vamos começar.
Conceitos Básicos
O prêmio Mestre do Crime dita que todas as preparações e golpes precisam ser feitos em ordem, com o mesmo time, na dificuldade máxima, sem que ninguém morra durante nenhuma preparação ou golpe. Todavia, não há problema algum em falhar um objetivo sem morrer. Este prêmio fornece ao jogador 10 milhões. Se você ainda não concluiu os prêmios Lealdade e Tudo em Ordem, você ganhará mais 2 milhões (sendo 1 pelo Lealdade e 1 pelo Tudo em Ordem), excluindo tudo o que for ganho completando as missões e heists.
Vale a pena lembrar que todos os desafios de heists do GTA que pagam dinheiro estão atrelados a sua conta, ou seja, você só irá ganhar os prêmios em dinheiro apenas uma vez, não importa se você usar um personagem diferente. Já os desafios que liberam outras coisas, como por exemplo as que liberam rodas, precisam ser feitos individualmente para cada personagem de sua conta.
Nesta seção vamos falar de algumas coisas básicas a respeito dos golpes. Vou dividir o texto em seções simples para facilitar o entendimento.
Vestuário – Colete Balístico
Durante as preparações e os golpes, vestir um colete balístico reduz muito o dano recebido pelo jogador. Para isto é necessário duas coisas: Que quem está hospedando a partida, sempre que possível escolha a opção de usar as roupas salvas dos usuários. Todos os integrantes do grupo, todavia, precisam possuir um kit de roupas salvas com um colete balístico, como este da imagem abaixo:
O colete balístico pode ser comprado em qualquer loja de roupas. Podendo ser comprado como um kit completo (como na imagem que segue abaixo) ou como uma peça avulsa. Para salvar o kit depois de equipa-lo basta apertar a barra de espaço (ou botão equivalente nos consoles, conforme mostrado na parte inferior da tela).
Consumíveis – Comidas e Coletes
Para fazer um desafio como este não é possível ser mesquinho. Por isto lembre-se sempre de comprar e usar consumíveis quando necessário. Os snacks (comidas) podem ser comprados em qualquer loja de conveniência (mostrada no mapa como uma cesta de compras). Os coletes podem ser comprados em qualquer loja de armas.
Para consumir, basta abrir o Menu de Interação (M no computador, Back no Xbox ou Select no Playstation), ir em Inventário e então escolher a opção Snack ou Coletes. Estando em cobertura ou dentro de um carro, o consumo tende a ser instantâneo.
Você – Saiba seus limites e tenha paciência
Pode não parecer importante, mas este conceito é extremamente importante. Sempre fale com seus amigos e opte por funções que você se sente confortável. Muitos não conseguem pilotar bem veículos aéreos, outros tem uma facilidade tremenda com veículos terrestres, alguns são ótimos em combate armado e etc.
Jamais tente apressar objetivos durante o desafio. Lembre-se que não há problema em falhar o objetivo sem morrer. Se necessário faça a mesma missão novamente, mas nunca arrisque o prêmio por pressa!
Todo o time – Evite armas explosivas e motos
As armas explosivas são muito divertidas no GTA, principalmente se usado contra aquele inimigo que está lhe aborrecendo a um bom tempo, porém durante o desafio em que ninguém pode morrer em nenhum etapa, usar explosivos pode se tornar a diferença entre ser bem sucedido ou falhar. Lembre-se que o jogo depende da Internet, alguns segundos com lag podem ser suficientes para um carro surgir na sua tela e entrar na frente de você e seu alvo. Além disto, posso afirmar com total convicção que é possível fazer todas as missões sem usar explosivos (excluindo aquelas que obviamente exigem a sua utilização).
Muitas pessoas adoram andar com motos, mas lembre-se que um acidente pode acontecer e você pode fazer com que todo o seu time falhe.
Heist 1: Fleeca Job
A heist introdutória do jogo, todos devem fazer a heist, agrupando os quatro jogadores em duas duplas. Teoricamente não deverá haver problema algum, mas havendo, pode significar que seu time deve ser mudado!
Lembre-se que tudo o que for falado abaixo são apenas dicas e não regras. Existem várias formas de se fazer a mesma missão, e esta uma das coisas que eu mais gosto no GTA.
1.1 Fleeca Job – Scope Out
Veículo: Qualquer. Roupa: Qualquer.
Não há segredos nesta missão, apenas faça a rota com cuidado.
1.2 Fleeca Job – Kuruma
Veículo: Kuruma (Blindado). Roupa: Colete balísitico.
Vá até o objetivo e elimine todos os inimigos enquanto estiverem dentro de seu Kuruma. Após isto, pegue o Kuruma que é o objetivo e leve-o até onde será mostrado no mapa.
1.3 Heist: The Fleeca Job
Veículo: Qualquer. Roupa: Colete balísitico.
Não há segredos, porém para minimizar os riscos os jogadores devem sair do banco aproximadamente ao mesmo tempo, para evitar que um dos jogadores fique exposto aos policiais.
Heist 2: Prison Break
Esta é a primeira heist “de verdade” do jogo e é a única que obriga os jogadores a usar a seleção de roupas para o golpe, o que o torna mais complexo. Será necessário um jogador que saiba voar com um avião e outro que saiba voar com o helicóptero.
2.1 Prison Break – Plane
Veículo: Kuruma (Blindado). Roupa: Colete balístico.
Chegando no aeroporto, mate todos os inimigos de dentro do Kuruma. Lembre-se que há tanques com explosivos próximos, então evite ficar próximos a ele. Após concluir basta aguardar que o piloto leve em segurança o avião até o aeroporto.
2.2 Prison Break – Bus
Veículo: Kuruma (Blindado). Roupa: Colete balístico.
Depois de matar o piloto do ônibus e o toma-lo, certifique-se que uma pessoa do time fique encarregada de derrubar o helicóptero. Isto pode ser feito com maior facilidade por um jogador de minigun ou, caso ninguém no time possua a minigun, poderá o fazer com um míssil.
2.3 Prison Break – Station
Time 1 (Policiais): Veículo: Kuruma (Blindado). Roupa: Não opcional. Time 2 (Ladrões): Veículo: Kuruma (Blindado). Roupa: Colete balístico.
Os policiais devem tomar cuidado pois eles não podem modificar a aparência e não podem carregar suas armas. Uma forma simples de perder a policia após conseguir um carro deles é entrar no túnel que está em construção. Os ladrões devem apenas tomar o cuidado de sempre durante combate.
2.4 Prison Break – Wet Work
Time 1 (Advogados): Veículo: Kuruma (Blindado). Roupa: Colete balístico. Time 2 (Dimitri Popov): Veículo: Qualquer. Roupa: Colete balístico.
Para matar Popov basta atirar com uma arma sem silenciador próximo a casa dele, ele sairá correndo e você poderá o matar sem a presença dos guardas. O time da prefeitura deve ter cuidado redobrado para não cair enquanto estiverem no teto, para pegar a mala basta que o piloto deixe o companheiro ao lado da mala para se expor o mínimo possível.
2.5 Heist: The Prison Break
Veículo: Qualquer. Roupa: Não opcional.
Pilot: Após levantar voo e se aproximar do alvo, os jatos vão aparecer no mapa. Basta ficar atrás dele o tempo todo, assim você libera o Demolition para ajudar o Officer e o Prisoner. Tome cuidado para não voar sobre o Fort Zancudo ou sobre a prisão, tome cuidado também para não sair do mapa.
Demolition: Após a parte introdutória, vá com o Buzzard até a prisão e auxilie o Officer e o Prisoner. Clique aqui e veja os pontos que você deve estar para proteger seus amigos. Cada ponto da foto mostra melhor ângulo para ajudar a limpar os inimigos dentro da prisão. Evite voar muito próximo da prisão ou sobre o Fort Zancudo, pois eles disparam misseis teleguiados.
Officer: Após matar os guardas iniciais e chegar ao pátio da prisão, mate os inimigos que puder, mas sem se arriscar muito fora de proteção. Você deverá ter a ajuda do Demolition até conseguir escapar da prisão.
Prisoner: Pegue as armas e munição que encontrar no chão, porém sem se arriscar. Você deverá ter a ajuda do Demolition até conseguir escapar da prisão.
Heist 3: Humane Raid
Humane é uma heist que, se executada de forma simples, pode ser concluída sem dores de cabeça. O tempo de viagens entre várias missões é grande, então atenção redobrada a civis loucos no meio da rua.
3.1 Humane Raid – Key Codes
Veículo: Qualquer. Roupa: Colete balístico.
Após começar o tiroteio, o Buyer e o Bodyguard devem se esconder na garagem presente no estacionamento e acertar os inimigos que conseguirem de lá, como é possível ver ao fundo desta foto. Os dois vigias podem usar explosivos para destruir os carros na entrada principal do estacionamento. Após limpar os inimigos e pegar a maleta, prefira sair pelo corredor do lado da garagem.
3.2 Humane Raid – Insurgents
Veículo: Kuruma (Blindado). Roupa: Colete balístico.
Após limpar todos os inimigos protegendo os Insurgents, três jogadores vão no carro com a arma (sendo um na arma montada sobre o veículo) e o outro jogador vai no Insurgent sem a arma. Suba a colina, aguarde até poder derrubar os helicópteros, em seguida faça a rota solicitada. Lembre-se de manter os dois veículos próximos.
3.3 Humane Raid – EMP
Veículo: Qualquer. Roupa: Colete balístico.
Enquanto estiver matando os inimigos dentro do porta-aviões, lembre-se de se manter em cobertura. O jogador do time que for mais familiarizado com a Hydra deve a pilotar, os players que se sentirem seguros para ajudar podem pegar os Lazers, os que não se sentirem seguros, podem entrar nos Lazers e logo em seguida se esconderem novamente dentro do porta aviões. Lembre-se que para concluir a missão apenas a Hydra de fato precisa pousar.
3.4 Humane Raid – Valkyrie
Veículo: Kuruma (Blindado). Roupa: Colete balístico.
Mate o primeiro inimigo dentro da base, e permita que um jogador com minigun saia do carro, porque virá um Buzzard inimigo (30º à esquerda). Enquanto o jogador derruba o Buzzard os demais devem o ajudar, ficando dentro do Kuruma (parado) e matando os inimigos que se aproximarem. Na ausência de um jogador com minigun, podem descer mais jogadores para ajudar a derrubar o Buzzard, só que todos os jogadores devem tomar extremo cuidado para não passarem na frente uns dos outros com explosivos. Lembre-se de não demorar para derrubar o Buzzard, porque ele atira misseis. Proceda com cautela e mate todos os inimigos até alcançar o Valkyrie. Lembre-se de que a arma explosiva do copiloto só tem ângulo para atirar do ponto dele para baixo.
3.5 Humane Raid – Deliver EMP
Veículo: Qualquer. Roupa: Qualquer, preferencialmente roupas leves.
A execução da missão não é das mais fáceis, mas como dito no início do tutorial, partimos do princípio que você sabe o fazer. Só deixando uma dica, não há como matar o sniper que está dentro da base sem alertar os outros. Então as mortes precisam de fato serem sincronizadas.
3.6 Heist: The Humane Labs Raid
Veículo: Qualquer. Roupa: Colete balístico.
Ground Team: Tome cuidado ao pular de paraquedas. Após isto, o combate interno pode ser resolvido essencialmente com a escopeta de assalto. Existem vários pontos para pegar cobertura, só não demore muito, porque quanto mais você demorar, mais inimigos vão surgir do lado de fora. Certifique-se de ter comprado na loja de armas todos os respiradores possíveis.
Pilot e Gunner: O helicóptero pode ficar próximo a entrada do laboratório, do lado de fora da grade, bastando subir e descer por causa dos helicópteros. A prioridade são os helicópteros, mas apenas quando eles estiverem chegando próximos, caso contrário, atire nas unidades terrestres próximas a entrada. A comunicação entre piloto e gunner é fundamental para o sucesso. O piloto deve tomar cuidado com as laminas do helicóptero ao pousar na praia para pegar o Ground Team.
Heist 4: Series A
É nesta heist que costumo dizer que se separam os meninos dos homens, porque desde o começo do desafio, é agora que existe uma chance real de fracasso, principalmente na segunda preparação.
4.1 Series A – Coke
Veículo: Qualquer. Roupa: Colete balístico.
Esta preparação tem dois times: um que vai no helicóptero e outro que vai em um bote. Antes de começar o assalto o piloto deve pousar o helicóptero no Pier, com ângulo para a parte de trás do iate, o piloto do bote também também deve escolher um local que permita matar inimigos dentro do iate. Depois de matar os inimigos possíveis, ambos devem entrar no iate e fazer o restante da missão normalmente. Miniguns para derrubar os helicópteros são bem-vindas. Na hora de escapar há duas opções: O time todo pode entrar no helicóptero e perder a polícia, ou o time pode optar por pegar os jet ski(s) e escapar pelo túnel de esgoto que desemboca na praia.
4.2 Series A – Trash Truck
Veículo: Qualquer. Roupa: Não opcional.
Chegamos enfim na missão mais difícil de todo este prêmio. Lembre-se que manter a tranquilidade é tão importante quanto a execução da missão, além disto, vale a pena lembrar que os snacks e os coletes são importantes para o sucesso da missão. Para ficar na parte de trás do caminhão é importante ter um bônus de vida significativo.
O piloto deve sempre levar o caminhão de ré até o mais próximo possível do ponto de coleta de lixo, só então os coletores descem do caminhão e pegam os sacos de lixo. Sempre que for começar a coleta, todos descem do caminhão, um dos pilotos deve ficar na frente do caminhão (se possível com uma minigun) e matando os inimigos que se aproximam, já os demais jogadores (incluindo o outro piloto) devem ficar na parte de trás. O coletador com menos vida pega um dos sacos de lixo e começa a ajudar na defesa junto com o outro piloto. Quando o caminho estiver praticamente limpo, todos sobem no caminhão, recuperam a vida e colete e partem para a próxima.
Apenas uma observação em relação ao posto de gasolina: estacione o caminhão de ré no corredor que fica logo atrás do posto e não próximo as bombas de combustível, seguindo mais uma vez o procedimento de sempre.
4.3 Series A – Bikers
Veículo: Qualquer. Roupa: Colete balístico.
A parte inicial da missão deve ser feita de modo silencioso e com mortes sincronizadas. Vale a pena lembrar que após a coleta das vans vão aparecer hordas de inimigos, por esta razão é vital que os carros andem próximos, para tornar a cobertura mais efetiva.
4.4 Series A – Weed
Veículo: Qualquer. Roupa: Colete balístico.
Enquanto os Lookouts fornecem proteção, o Ground Team irá assaltar e matar os inimigos dentro da madeireira. Após isto, os Lookouts vão pegar o veículo com arma e o Ground Team deverá pegar dois caminhões. O carro com arma deve ir na frente até sair da pista de terra, porque neste meio tempo vão haver vários bloqueios de inimigos na pista. Lembre-se que o alvo nesta parte são as pessoas e não os carros. Voltando a pista asfaltada, o carro com arma deverá um pouco a frente, limpando os inimigos.
4.5 Series A – Steal Meth
Veículo: Kuruma (Blindado). Roupa: Colete balístico.
Para esta missão eu recomendo dois Kurumas. Depois de chegar na fazenda e matar os inimigos, alguém deverá engatar um caminhão no tanque, quando isto acontecer haverá um tempo para concluir a missão. Um dos Kurumas deve ir na frente do caminhão e limpando os inimigos enquanto um fica atrás do caminhão ajudando com os inimigos que surgirem nas costas. Tome cuidado porque o tanque explode se tomar muito dano.
4.6 Heist: Series A Funding
Veículo: Kuruma (Blindado). Roupa: Colete balístico.
Para esta missão eu recomendo dois Kurumas, um para ficar ao norte e outro ao sul, pois você pode ficar dentro do carro enquanto estiver defendendo as hordas iniciais de inimigos. Depois de concluir esta parte, os jogadores que entrarem no Technical devem ir um pouco na frente e derrubar os helicópteros que vão surgir, logo após isto, eu recomendo a estes jogadores a ir indo na frente e limpando os inimigos, porque os inimigos não tem spawn randômico, mas sim em pontos pré-definidos.
Heist 5: Pacific Standard
Update versão 1.40: O truque de utilizar o Kuruma Blindado não funciona há algum tempo. Estou atualizando o texto do passo “5.6” para refletir a situação atual. E então, estão prontos para começar?
5.1 Pacific Standard – Vans
Veículo: Qualquer. Roupa: Qualquer.
Não há segredos na missão, basta fazer com cautela e tentar tirar o piloto da van correta sem o matar, para não chamar a polícia.
5.2 Pacific Standard – Signal
Veículo: Qualquer. Roupa: Colete balístico.
Durante o assalto na ilha, uma pessoa deve derrubar os helicópteros que vão aparecer, para isto é preferível usar a minigun, mas caso ninguém a possua, pode ser usado explosivos, porém com extrema cautela para que ninguém esteja na frente. Na hora de escapar, apenas o piloto e o Avi Schwartzman devem ir no bote da policia, os demais devem ir nos jet ski(s) que estão ao lado esquerdo. Lembre-se de derrubar o helicóptero que irá aparecer antes de começar a fuga. Quando chegar no Alamo Sea, o piloto do barco deve fazer o possível para perder a polícia, enquanto os demais jogadores devem chamar a atenção dos helicópteros para longe do barco.
Após concluir esta etapa, o jogador que estiver com o Avi Schwartzman deve abrir o Menu de Interação (M no computador, Back no Xbox ou Select no Playstation) e requisitar a entrega do seu veículo, para que não seja necessário roubar um.
5.3 Pacific Standard – Hack
Veículo: Kuruma (Blindado). Roupa: Colete balístico.
Todos dentro do Kuruma devem ir direto para o local que os inimigos estão, que é Vinewood Boulevard. Depois de eliminar todos os inimigos, a van branca precisa ser trazida pelo Driver até o local do objetivo. Após isto, os três Decoys devem escapar, mas não por Las Laguns Boulevard, mas sim por uma rua mais a frente, como por exemplo Milton Road. Desta forma você evita passar por todos os inimigos com spawn pré-definido.
5.4 Pacific Standard – Convoy
Veículo: Kuruma (Blindado). Roupa: Colete balístico.
Chegando na ponte, feche-a colocando seus veículos em transversal. Aguarde o primeiro helicóptero e derrube-o com ajuda dos snipers. Aguarde o comboio chegar até você. Com auxilio de armas rápidas, mate todos os inimigos, contenha o seu fogo nos veículos, para evitar os explodir. Dois jogadores devem ir no Insurgent da Merryweather (obviamente um na arma que está sobre o carro), um jogador deve ir no caminhão e um jogador deve entrar no Kuruma. O jogador que está no Kuruma deve ficar próximo ao caminhão, defendendo-o dos inimigos que aparecerem. O caminhão deve ficar sempre bem atrás do Insurgent. O Insurgent deve estar a frente para limpar os inimigos. Aguarde os dois helicópteros se aproximarem para derruba-los, depois vá limpando resto do caminho com tranquilidade.
5.5 Pacific Standard – Bikes
Veículo: Kuruma (Blindado). Roupa: Colete balístico.
Todos dentro do Kuruma devem ir para o objetivo da missão e matar todos os inimigos presentes ali. Após matar todos os inimigos, os jogadores devem pegar cada um uma Lecto. Quando todos os jogadores estiver prontos, eles devem andar juntos, como um comboio, até chegar no objetivo. Não é necessário matar todos os inimigos, apenas naqueles que estiverem perseguindo você. Se um jogador cair, todos devem parar para ajuda-lo. Lembre-se de não escapar pela Vinewood Boulevard (que é a rota sugerida pelo jogo), pois vão haver muitos inimigos com spawn pré-definido, para evita-los, escape pela Spanish Avenue (que fica logo abaixo).
5.6 Heist: The Pacific Standard Job
Veículo: Qualquer. Roupa: Colete balístico.
Update versão 1.40: A parte introdutória, que consiste em entrar no banco e coletar o dinheiro deve ser feita sem maiores problemas. Destaco que, se a ideia é extrair ao máximo os ganhos possíveis, recomendo que apenas uma pessoa pegue o dinheiro, para que não fiquem duas pessoas expostas com as mochilas. Alguém deve matar um civil para forçar a NOOSE a aparecer.
Na hora de escapar, as duas pessoas mais aptas ao combate saem do banco e fazem o caminho normalmente, enquanto as outras duas ficam dentro do banco: uma como guarda-costas e a outra recuada para não perder dinheiro acidentalmente. Lembre-se de que depois de limpar a frete do banco os quatro precisam ter pego o primeiro check-point que fica logo do lado de fora da porta principal do banco. Feito isso dois voltam para dentro e dois limpam o caminho.
Chegando nas motos, um dos membros as destruirá simultaneamente com explosivos, algo que duas granadas ou bombas adesivas devem fazer facilmente. Volte para o caminho o qual você veio, desça a rua e siga na direção oeste, em direção a loja de armas que estará bem próxima. Na frente da loja de armas haverá uma van blindada da NOOSE que você poderá acessar. Os dois devem entrar na frete da van, voltar para o banco, pegar os dois amigos que por lá estão e fazer todos os check-points de escape com os outros amigos (lembrem-se que eles ficaram no banco), em seguida o motorista deverá escapar pela Great Ocean Highway. Lembre-se que alguém dentro do carro pode ir colocando marcações no mapa para ajudar o piloto. Você pode ver o mapa clicando aqui. O ponto verde é aonde você começa, o ponto vermelho é o objetivo final e as setas indicam o sentido que você deve ir. Ao chegar no objetivo, já que você ainda estará sob perseguição, o ideal é limpar os inimigos próximos para depois entrar no bote e escapar.
Este é tutorial mais longo que fiz nesta nova versão do Bruno Kitsune Web-Site, tomou aproximadamente 8 horas de trabalho constante para o finalizar. Espero que este meu esforço colabore de alguma forma para você concluir o desafio Mestre do Crime. Lembre-se que vocês podem entrar em contato para fornecer sugestões, criticas, etc. Obrigado!